Para que serve o Formal de Partilha?
Documento de natureza pública expedido pelo juízo competente, o Formal de Partilha regulariza a parcela da herança de cada herdeiro, colocando fim ao estado de universidade dos bens.
Com isso, o documento regula o exercício de direitos e deveres decorrentes do fim de relações jurídicas entre pessoas nas ações de inventário, separação, divórcio, anulação e nulidade do casamento. Por exemplo, ele demonstra que um imóvel foi dividido entre ex-cônjuges ou herdeiros, de acordo com cada caso.
Tendo esse documento em mãos o registro da propriedade dos bens adquiridos se torna possível. Exemplificando: caso a herança seja um imóvel, o herdeiro poderá ir até o cartório de registro de imóveis e solicitar a alteração da titularidade. Se for dinheiro, poderá transferir a quantia para sua conta.
Quer saber mais sobre esse e outros temas? Acesse nosso blog e confira diferentes artigos de questões jurídicas: soranz.adv.br/blog/
Sorocaba⠀⠀⠀⠀⠀
☎ (15) 3305-0805 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Rua Duque de Caxias, 124, 10ª andar, sala 103, Vila Leão.
Tatuí⠀⠀⠀⠀
☎ (15) 99752-7575 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Avenida Cônego João Clímaco, 141 (Galeria Mangueiras) – sala 12, Centro.
Comment(1)-
pingback Inventário – procedimentos, prazos e documentos – Soranz says
17 de janeiro de 2020 at 12:03[…] as boas lembranças, a vida segue aos que ficam, e procedimentos devem ser tomados para que os bens deixados pelo falecido possam ser partilhados entre os herdeiros. Esse processo é realizado por […]